Membros

Tango

 

 

 

Uma dança forte, envolvente e apaixonante.


No final do século XiX, nasce o tango, da mistura proveniente de vários ritmos dos subúrbios de Buenos Aires. Ao som de violinos, flautas, violão e bandoneón, cercado de nostalgia e sedução.


O tango argentino, e ou rio-platense ultrapassou fronteiras no início do século XX por volta de 1907, através dos marinheiros franceses,levando muitos artistas argentinos e uruguaios á se radicarem na França e posteriormente se espalharem pela Europa.


Pesquisas identificam duas fases importantes para o Tango, a primeira nos anos 20, quando várias figuras do ambiente artístico de Buenos Aires e Montevidéu, incluindo muitos literatos como José Gonzalez Castillo e Fernán Silva Valdez canalizassem seus esforços no fomento da música popular rio-platense, e em especial do tango, cantores como Carlos Gardel, IgnacioCorsini e Agustin Magaldi, e cantoras como RositaQuiroga e AzucenaMaizani, difundiram o tango para fora da Argentina. Nos anos 40, novos e valorosos talentos no cenário do Tango como AnibalTroilo, AstorPiazzola, Armanda Pontier se juntam a nomes consagrados como Francisco Canaro, Carlos diSarli e Juan D’Arienzo.


No Rio de Janeiro no início do século XX surgiu o tango brasileiro e muitos acreditam ser o que conhecemos por maxixe, mas há divergências, no qual alguns defendem queapesar da similaridade o tango brasileiro e o maxixe não são iguais.

 

A Música


A música não tem uma origem clara, de acordo com estudos, o tango descende da habanera, executada com prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com o violino, flauta e guitarra (violão). O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango chegou á região do Rio Prata por volta de 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pos os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas. Dentre os compositores tradicionais no tango podemos citar ÁstorPiazzolla, Aníbal Troilo, Carlos diSarli, Carlos Gardel, Edgardo Donato, JulioSosa, Eduardo Arolas, Juan D’Arienzo, Mariano Mores entre outros.


Dentre os diferentes estilos do tango estão os mais tradicionais como o tango-canção, a milonga, o tango romanzae, o canyengue e o tango jazz, mas atualmente outros gêneros como tango rock e o tango eletrônico estão amplamente difundidos.