Membros

Samba Rock

 

 

Ritmo paulista que mistura passos de rock anos 60 com o samba. Diferente da gafieira, o samba-rock utiliza muitos entrelaçamentos de braços entre o casal. Uma dança cheia de swing e alegria.


São Paulo sempre foi o berço desse ritmo, porém este apareceu em menor escala também no Rio de Janeiro e Porto Alegre. Nascido da fusão do samba com ritmos americanos, como o blues, jazz, o soul e o bebopy em meados dos anos 60.

 

Alguns cantores e compositores são responsáveis pela divulgação deste novo gênero musical como por exemplo: Jackson do Pandeiro com a canção “ Chiclete com Banana” que usou o termo samba rock.


Com o passar outros nomes surgiram samba-jazz, sambalanço, etc. O Ritmo atingiu o auge nas décadas de 70 e 80, nos bailes Black da periferia. Na década de 70, Jorge Bem se une ao Trio Mocotó, lançando Muita Zorra, LP com hits do Samba Rock.


Alguns denominam o Samba Rock como o Black Music Brasileira, cuja batida adaptou o samba, tradicionalmente tocado em compasso binário (2 por 4) para o compasso quaternário (4 por 4).