Membros

Jazz

 

 

 

O Jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. Na sua origem o Jazz tem raízes essencialmente populares. Com uma evolução paralela à da música Jazz, surgiu nos E.U.A no final do século passado. Pode-se afirmar, inclusive que nasceu diretamente da cultura negra.


No início, nas viagens dos navios negreiros da Africa para os Estados Unidos, os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde. As danças tradicionais dos senhores brancos eram as polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros os imitavam para ridicularizá-los, mas de acordo com a visão que tinham de cultura européia, e misturando um pouco com as danças que conheciam, utilizando instrumentos de sua cultura. Dessa forma, surgiu o Jazz, que era uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.


Em 1740, os tambores foram proibidos no sul dos Estados Unidos para evitar insurreição (revoltas) dos negros. Assim, para executar suas danças, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateados e o banjo. Mais uma vez a dança dos negros dava um salto, aproximando ainda mais com o Jazz que conhecemos atualmente.