Membros

Hip Hop Freestyle Dance

 

 

 

Uma atividade para quem gosta de movimentar o corpo, utilizando diferentes técnicas corporais de diferentes estilos de dança.


Desenvolvidas nas disputas e performances em festas. Como o nome já identifica é uma das dança com origens nas ruas. Caracterizada pelo improviso, ao som de Black Music entre outros.


Pesquisas apontam que a origem desta dança tem sido na Jamaica que assim como os Estados Unidos passava por conflitos civis e políticos, em que eram comuns os Disco-mobiles (carros de sons semelhante ao Trio elétrico brasileiro) e Talk Over (canto falado com mensagens políticas). KoolHerc, jamaicano fugido das lutas civis do país por volta de 68 e 69, chega aos EUA trazendo às ruas as primeiras BlockParties (festa de quarteirão), no Bronx, assim como os Disco-mobilies. Por haver,no bairro, brigas de gangues na disputa de territórios, com agressões e morte, um precursor do movimento cultural Hip Hop, AfrikaBambaataa contribui para que as gangues resolvam suas diferenças através da dança, chamadas “batalhas”, disputas dançantes em que um bailarino “quebra” o outro, no sentido de dificultar a movimentação (batalhas de break) dentro das BlockParties. Com isso, a violência entre as gangues ameniza-se pouco a pouco.


O Hip Hop começou a se destacar nos anos 70, em meio á era disco, partindo do gueto nova-yorkino do Bronx para Harlem e Brooklin e, futuramente, para o mundo. A chamada cultura Hip Hop, em 1974, ganha vida e é fundado o Zulu Nation, criam-se então os quatros elementos (O Rap (Ritmo/Poesia) / DJ’s / Grafite / Dança).


Os estilos:


• Locking – Criado por Don Campbellock, na cidade de Los Angeles, em finais de 60, originado do Funk, especificamente de um passo chamado FunkyChicken;


• Brooklyn Rock (Up Rocking) – Criado por dançarinos (Rockers), Rubber Band e Apache, entre 67 e 69, no bairro do Brooklyn em Nova York, como movimentos de disputa;


• Popping – Criado por Boogaloo Sam na mesma época, ao observar o andador de um homem velho pela rua e seu movimento, caracteriza-se por movimentos circulares do quadril;


• B-Boying e B-Girling( Breaking) – Surgido entre os anos de 75 e 76, no Bronx (Nova York). O Break Boy ou Break Girl veio do termo Break/B(trecho de música, na maioria das vezes instrumental, que valorizava mais a batida e a linha de baixo). Ficaram conhecido como B.Boy e B.Girl, os garotos e garotas (dançarinos), por dançarem no break da música.