Membros

Flamenco

 

O Flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, e tem raízes profundas na cultura musical mourisca (Mouros). A cultura do flamenco é originária de Andaluzia na Espanha, mas tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.


O Flamenco é a combinação do canto, do baile, da guitarra espanhola, do cajon e de seu elemento fundamental, a alma.


Originalmente os ciganos se reuniam para cantar e dançar.


Essas reuniões, cercadas de flamenco, são até hoje chamadas de juergas, caracterizada pela espontaneidade da expressão artística, pois as emoções são livres e sem restrições.


Tipicamente, elas começam com um grupo de pessoas comendo e bebendo, onde a conversa naturalmente da lugar á música e a dança se estendendo noite a dentro.


Para O tocaor (tocador) o mais importante é o domínio do ritmo.


Para O bailaor (bailarino) é importante se envolver emocionalmente com a música, o movimento com os braços, os círculos com os punhos e os detalhes da postura, sem esquecer da expressão no rosto no momento em que sente a música e se deixa levar pela emoção.


O baile (Dança) é repleto de força, paixão, expressão e aire.


Originalmente a dança era bem diferente para os homens e para as mulheres . Os homens enfatizavam a técnica dos sapateados, e as mulheres o trabalho das mãos, dos braços e do movimento com as saias.


Atualmente a mulher sapateia mais e o homem se movimenta por completo.


Os movimentos não têm significado específico mas expressam seus sentimentos latentes através de cada movimento.


O cante (canto) é o momento de maior destaque no flamenco e são classificados em três tipos :


• Cante grande – É o mais difícil e deriva de antigas músicas religiosas e demanda grande emoção e esforço.


• Cante Intermediário – É menos intenso e mais ornamental que o cante grande, mas mesmo assim ele ainda é muito trabalhado e de difícil interpretação.


• Cante chico – Tanto tecnicamente quanto emocionalmente é o mais fácil de ser executado, enfatiza o ritmo e tem um perfil alegre e otimista, em sua maioria falam de amor, dos animais, do povo e de Andaluzia.


O jaleo basicamente é constituído de palmas e palavras de encorajamento, por estalos com dedos e marcações rítmicas com os pés.


As palmas se dividem em :


• Palma viva – Produz um som mais agudo e aberto batendo-se com as mãos chapadas;


• Palma sorda – Produz um som mais grave e abafado batendo-se com as mãos em forma de concha.